Open Properties Management System (OPMS)

Para responder a la problemática de propriedades, a BIM&CO propõe um sistema de gestão de propriedades aberto.

A plataforma BIM&CO não impõe dados proprietários, mas propõe e/ou sugere a utilização de propriedades standard que estejam em conformidade com as normas internacionais ou locais, o que irá favorecer a padronização de propriedades nos projetos e a interoperabilidade com os diferentes softwares existentes no mercado.

As principais características deste sistema:

  • Os dados são armazenados na base de dados e não nos modelos geométricos
  • A plataforma reúne as propriedades standard de diferentes regras ou normas internacionais, propondo apenas uma única propriedade, embora as mesmas existam com diferentes referenciais
  • Cada propriedade emitida possui um identificador único (o Property Code) que permite a sua gestão multilingue
  • As propriedades são organizadas por domínio (térmico, acústico, elétrico, etc.) para uma utilização e identificação mais facilitada das mesmas
  • Podem ser propostos novos domínios e propriedades pela comunidade
  • Em função da classe do objeto escolhido no âmbito da classificação BIM&CO, as propriedades associadas a essa classe são automaticamente propostas durante a criação do referido objeto
  • Uma vez inserido o objeto, este pode ser atualizado com novas propriedades
  • Todas as propriedades IFC foram tratadas de forma a permitir que os objetos da plataforma, inseridos numa maquete virtual, sejam exportados corretamente para o formato IFC
  • As aplicações e serviços Web permitem o acesso aos editores de software

Em função do software BIM utilizado ou de uma maneira geral em função de um processo BIM identificado, a plataforma permite estabelecer uma ligação entre as necessidades do software ou do processo e as propriedades disponíveis, tornando o conjunto dos objetos da plataforma interoperáveis.

Um método colaborativo – As propriedades definidas pelo utilizador

O que se passa se uma propriedade não se encontrar disponível na plataforma?
Se uma propriedade não estiver disponível na plataforma, o utilizador tem a possibilidade de criar a sua própria propriedade. Por outro lado, se a propriedade possuir um referencial ou uso comum reconhecido, o utilizador pode propor a sua adoção pela comunidade BIM&CO e a respetiva integração oficial na plataforma. Deste modo, após validação, esta propriedade torna-se disponível a todos os utilizadores, favorecendo assim uma padronização efetiva.

Definir as propriedades para uso privado
A BIM&CO permite igualmente definir um conjunto de propriedades para uso privado. No seio de um grupo de trabalho, o administrador do mesmo pode definir um conjunto de propriedades que serão visualizadas apenas pelos membros do grupo.

Um sistema evolutivo

A BIM&CO integra e será aperfeiçoada com as normas internacionais que intervêm na padronização das propriedades necessárias a um determinado domínio. Por exemplo, a norma ISO 16757 definiu as propriedades necessárias aos objetos de tipo ventilação, climatização e aquecimento (HVAC).

A integração das normas internacionais na definição de propriedades

A BIM&CO integra e será aperfeiçoada com as normas internacionais que intervêm na padronização das propriedades necessárias a um determinado domínio.
Por exemplo, a norma ISO 16757 definiu as propriedades necessárias aos objetos de tipo ventilação, climatização e aquecimento (HVAC).